Na fila do supermercado, o caixa diz a uma senhora idosa que ela deve trazer sua própria sacola, pois sacolas plásticas não fazem bem ao meio ambiente.
A senhora pede desculpas e explica: “É que não existia essa tendência verde na minha época”.
O funcionário respondeu: “Esse agora é o nosso problema. Sua geração não teve o cuidado suficiente para preservar o meio ambiente.”
Você tem razão: nossa geração não tinha aquela tendência verde naquela época:
Naquela época, garrafas de leite, refrigerantes e garrafas de cerveja eram devolvidas à loja.
A loja os enviava de volta à fábrica para serem lavados e esterilizados antes de serem reabastecidos, para que os mesmos frascos pudessem ser usados continuamente. Então, eles realmente os reciclaram.
Mas ele está certo, não tínhamos essa moda verde na nossa época.
Subimos as escadas, porque não havia escadas rolantes em todas as empresas ou escritórios. Caminhávamos até as lojas em vez de pegar carros de 300 cavalos cada vez que precisávamos percorrer 200 metros.
Mas você está absolutamente certo. Não tínhamos moda verde em nossos dias.
Naquela época lavávamos as fraldas dos bebês porque não havia descartáveis. Secávamos nossas roupas em varais, não em secadoras que funcionavam com 220 volts. A energia solar e eólica realmente secou nossas roupas. Os meninos usavam as roupas dos irmãos mais velhos, nem sempre roupas novas.
Mas você está certo: não tínhamos uma moda verde naquela época.
Então tínhamos uma televisão, ou rádio, em casa, e não uma televisão em todos os cómodos. E a TV tinha uma tela pequena do tamanho de um lenço, não uma tela do tamanho de um estádio de futebol. Na cozinha moíamos e batíamos à mão, porque não havia máquinas eléctricas que fizessem isso por nós.
Quando embalávamos algo frágil para enviar pelo correio, usávamos jornal amassado para protegê-lo, e não caixas preformadas ou pellets de plástico. Naquela época, não ligávamos o motor e queimávamos gasolina só para cortar a grama; usamos um cortador de grama movido a músculos. Nós nos exercitávamos trabalhando, então não precisávamos ir à academia para correr em esteiras eléctricas.
Mas é claro que você está certo: naquela época não existia moda verde.
Bebíamos da torneira quando tínhamos sede, em vez de usar copos ou garrafas de plástico sempre que precisávamos beber água. Recarregamos canetas-tinteiro com tinta em vez de comprar uma nova e trocamos as lâminas de barbear em vez de jogar fora a lâmina inteira só porque a lâmina ficou cega.
Mas, sim, não tínhamos uma moda verde naquela época.
Naquela época, as pessoas pegavam o bonde ou o ónibus e as crianças iam de bicicleta para a escola ou caminhavam, em vez de usar a mãe como motorista de táxi 24 horas.
E não precisávamos de um dispositivo electrónico para receber sinais de satélites a milhares de quilómetros de distância no espaço para encontrar a pizzaria mais próxima.
Então me parece lógico que a geração actual reclame continuamente sobre o quão irresponsáveis nós, os velhos, éramos por não termos essa moda verde maravilhosa em nossos tempos.
Sinceramente uma historia que dá para pensar...
Normalmente as nossas gerações anteriores são culpadas pelos danos ambientais que existem agora, mas depois de ler isto, você ainda acredita nisso?
Não seremos nós que com tanto progresso estaremos matando o meio ambiente em vez de limpá-lo????....